Casos de tuberculose aumentam no Piauí e acendem alerta
Em 2023 foram contabilizados 916 novos casos de tuberculose no estado do Piauí, até o momento, o que representa uma incidência de 27,7 novos casos para cada 100 mil habitantes. Apesar de ter cura e ser tratada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a doença ainda tem altos índices de mortalidade.
Entenda como ocorre a transmissão
A doença, que pode ser transmitida de pessoa para pessoa pelo ar, através da tosse, espirro ou fala, é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, afetando principalmente os pulmões, mas também outros órgãos como rins, ossos e cérebro.
Saiba quais os sintomas
Tosse persistente, entre duas ou três semanas, pode ser um indício de que a pessoa está infectada com a doença. A pessoa pode ter também febre, emagrecimento, dor torácica, sudorese noturna e escarro de sangue. O diagnóstico é feito pela radiografia e exame de escarro, de forma gratuita em unidade de Saúde.
Como é feito o tratamento
O tratamento consiste em um esquema de antibióticos por pelo menos seis meses. Após 15 dias iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. No entanto, tem que manter o tratamento por 06 meses, caso contrário pode desenvolver a forma multirresistente da doença, cujas medicações são mais potentes, com mais efeito colateral do que o tratamento habitual. A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, e protege as crianças contra as formas mais graves da doença.
FONTE: meionorte.com
Inscrição do concurso da Caixa com salário de até R$ 14.915 termina hoje