Celulares, produto de crimes em Parnaíba, foram recuperados pela Polícia Civil e restituídos aos proprietários
Aparelhos celulares com restrição de roubo ou furto foram restituídos na manhã desta quinta-feira (11/07) pela Polícia Civil em Parnaíba, no Complexo das Delegacias no Bairro São Francisco da Guarita. Foram quase cem intimações que resultaram na restituição de 47 aparelhos celulares. Entre eles o da professora Ana Paula que já estava quase sem esperança; mas havia denunciado furto há um ano.
A restituição de celulares é uma estratégia importante da Secretaria de Segurança do Piauí, como forma de enfrentar os crimes de furto e roubo de aparelhos celulares, o que já trouxe uma redução de 70% diante dessas transgressões, segundo o delegado Ayslan Magalhães.
Os celulares são recuperados, após intimação dos receptadores, que podem entregar os aparelhos, seguido de procedimento administrativo e o caso é encerrado. Ainda segundo Ayslan, as pessoas, que não colaborarem com a polícia, irão responder pelo crime de receptação dolosa ou culposa.
A restituição dos aparelhos celulares, como no caso do professor Robert Luiz, são prova de que é importante registrar a denúncia, já que os aparelhos dispõe de recursos de localização e a polícia está empenhada no enfrentamento, tornando a prática de roubos de celular, mais desestimulada. Robert Luiz disse que foi há três anos denunciou o crime. As intervenções para restituições de celulares seguem pela Polícia Civil.