Centro de reabilitação promove ação de incentivo à alimentação saudável para ex-pacientes de Covid-19
Se alimentar de forma adequada foi um dos maiores desafios para quem passou pelo isolamento social devido a pandemia de Covid-19. As mudanças que aconteceram em decorrência da doença, acarretaram em um aumento da ansiedade na população, que contribuiu para o crescimento de pacientes pós-covid com quadros de sobrepeso ou obesidade.
O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) de Parnaíba, localizado no Bairro São Vicente de Paula, visando contribuir com o processo de controle de alterações alimentares em pacientes com sequelas da Covid, iniciou um trabalho de conscientização realizado às sextas-feiras, denominado Comer Consciente, que exerce função fundamental no processo de emagrecimento dessas pessoas, proporcionando a elas mais saúde e qualidade de vida.
“O Grupo Comer Consciente nasceu de uma necessidade que a gente observou nos nossos pacientes […] O período de pandemia foi um período muito difícil para os pacientes e um dos principais mecanismos compensatórios desses pacientes – da ansiedade, do período de isolamento – era comer em excesso, comer mais. Isso desencadeou um quadro de obesidade ou sobrepeso, isso é um dos fatores que limitam o desempenho cardiopulmonar desses pacientes daí a necessidade da gente trazer essa temática de forma mais efetiva e eficaz”, destacou a supervisora multiprofissional do CER IV, Amanda Couto.
Ser saudável após ter sido vítima dessa doença, não é uma tarefa fácil. Por esse motivo, esse acompanhamento está disponível para toda a população que já tenha se infectado pelo Coronavírus.
Além de ser ajudado pelas dicas de alimentação saudável, os pacientes ainda tem um acompanhamento psicológico. Para ser beneficiado pelo acompanhamento multiprofissional no CER IV não há muitos pré-requisitos. “Para a população geral o pré-requisito é ter tido Covid, aí esse paciente vem para o centro de reabilitação e vai passar por uma triagem”, disse Amanda. Ela ainda lembrou que o importante é que quem foi acometido pela doença e sente necessidade de passar por esse acompanhamento multidisciplinar, procure ajuda no CER IV de forma gratuita.