Centro especializado no tratamento da dor é implantado em Parnaíba
A cidade de Parnaíba agora conta com um novo serviço especializado: o Centro de Tratamento da Dor do Hospital Marques Basto, pioneiro na região. A dor crônica é uma das principais queixas nos serviços de saúde, e para atender essa demanda crescente, o centro foi criado com o objetivo de oferecer tratamentos especializados.
Através de um estudo regional, identificou-se a necessidade de Parnaíba e da Planície Litorânea de contar com um centro especializado dentro do Hospital Marques Basto. Muitas vezes, observa-se longas filas nas UBS, lotadas de pacientes que sofrem com dor e não conseguem vaga no hospital. Agora, com esse novo serviço, será possível oferecer um atendimento capacitado que conta com uma equipe multidisciplinar composta por fisiatra, neurofisiologista e neurocirurgião.
O Dr. Ricardo Lira, médico responsável pelo serviço, explica os principais tratamentos disponíveis para diferentes tipos de dores, como dores na coluna, joelhos, dores musculares, reumatismo, fibromialgia e outras condições que comprometem a qualidade de vida dos pacientes.
“O tipo de tratamento depende muito da causa da dor, mas, de forma geral, tratamos dores no ombro, coluna, quadril e joelhos com duas abordagens principais. A primeira é a infiltração articular, em que aplicamos substâncias diretamente na articulação de forma minimamente invasiva e praticamente indolor. A segunda são os bloqueios anestésicos, que consistem na aplicação de anestésicos e corticoides próximos ao nervo responsável pela dor, proporcionando alívio ao paciente”, explica o médico.
O centro também disponibiliza um aparelho de laserterapia, uma tecnologia moderna trazida de São Paulo, que será utilizada para complementar o tratamento dos pacientes com dor crônica.
Inicialmente, o atendimento será particular, mas há expectativa de ampliação do serviço no futuro. O agendamento pode ser feito diretamente no Hospital Marques Basto, em sistema de livre demanda. Além disso, em breve, serão divulgados os convênios que estarão habilitados para cobrir esse tipo de tratamento.