Centro Obstétrico do HEDA é referência para a gestação de alto risco no norte do Piauí
A gestação é um momento especial na vida da mulher, o nascimento do bebê traz muita alegria e um novo mundo para as famílias. O Centro Obstétrico do HEDA é referência no atendimento as gestantes de alto, médio e baixo risco, contando com uma equipe especializada e multiprofissional.
Hoje o Centro Obstétrico conta com 48 leitos sendo seis leitos de pré-parto, 14 leitos de pós-parto cesárea, 14 leitos de tratamento clínico, 12 leitos de alojamento conjunto parto normal e 2 leitos para gestante com COVID-19. Atende toda a Planície Litorânea, Cocais e pacientes residentes do estado do Maranhão e Ceará.
O setor tem como coordenadores o Médico Obstetra Joaquim Carvalho Neto e a Enfermeira Obstetra Juliana Borges Portela.
Juliana Portela, falou que o Centro Obstétrico do HEDA conta com assistência 24 horas de Médicos Obstetras, Enfermeiros Obstetras, Enfermeiros Assistenciais, Técnicas de Enfermagem, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo, Assistente Social, Fonoaudióloga e Pediatras. Ressaltou que a equipe propõe-se diariamente a prestar uma assistência humanizada ao binômio mãe e bebê.
No ano de 2021, o número de partos normais superou a quantidade de cesáreas no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. De Janeiro a Novembro de 2021, foram 2.017 nascimentos naturais e 1.386 cirurgias cesária. Cerca em média 309 partos ao mês.
No ano de 2022, já foram realizados cerca de 1280 partos normais até o momento, números contabilizando de janeiro a julho. Em janeiro nasceram 183, fevereiro 172, março 202, abril 174, maio 202, junho 177 e em julho 167 partos.
O Diretor Geral, Daniel Miranda ressalta que o atendimento ofertado pelo HEDA no Centro Obstétrico tem sido referência e afirmou todos os esforços que vêm sendo feitos para melhorar cada vez o atendimento às mães e aos bebês. “O Centro Obstétrico hoje tem uma ótima estrutura e excelentes profissionais qualificados para atender a população. Contamos com atendimento 24 horas”, pontuou.
A coordenadora, Enfermeira Obstetra Juliana Portela, destacou que o Centro Obstétrico respeita a lei do acompanhante desde o momento de internação da paciente, garantindo que as mães se sintam mais seguras e acolhidas durante todo o trabalho do parto e no pós-parto.
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), também garante a assistência de fisioterapia 24 horas no Centro Obstétrico, tendo como coordenadora a fisioterapeuta Natália Caldas.
O serviço funciona atendendo às gestantes durante o pré-parto, parto e pós-parto, com assistência à mãe e ao bebê.
Ascom HEDA