Ministro interino de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho (Foto: globo news)
Ministro interino de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho (Foto: globo news)

Wellington Dias disse que a empresa segue responsável pelo serviço no PI. Ministério de Minas e Energia afirma que nova administração é provisória.

Segundo o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, disse nessa terça-feira (26) que a Companhia Energética do Piauí (Cepisa) segue sendo administrada pela Eletrobras. A decisão foi tomada no mesmo dia em que se encerrou o contrato de concessão da Eletrobras para explorar o serviço de distribuição de energia elétrica no estado.

“A empresa agora está diretamente ligada à União, como já é a Eletrobras nacional, e terá, já a partir desta quarta-feira (27), os serviços de energia do Piauí administrados pela empresa estatal”, explicou o governador.

De acordo com o governador, a Eletrobras terá responsabilidade quanto aos servidores, no andamento das atividades e outros encargos.

O ministério de Minas e Energia esclareceu que a Eletrobras segue administrando a Cepisa de forma provisória até a realização de um novo leilão e que todos os direitos do consumidor seguirão sendo respeitados.

Cinco dias atrás, o governo federal autorizou a privatização de seis distribuidoras de energia do grupo que atendem estados do Norte e Nordeste do país. Elas deverão ser vendidas até dezembro de 2017.

Segundo o governador do Piauí, o ministro assumiu o compromisso de prosseguir com os investimentos no estado, como o Programa Luz Para Todos, programa de regularização de gambiarras e de reforço da rede.

“É compromisso do ministro, representando o governo federal, de prosseguir com os investimentos. É necessário apenas um entendimento com o Banco Mundial, por ser uma fonte de recursos externos, cujo contrato era vinculado à renovação da concessão. Não tendo a renovação da concessão, provavelmente esse contrato, segundo o ministro, será abraçado pela Eletrobrás nacional e, a partir daí, ele tem as condições da normalidade no desembolso dos investimentos”, disse Wellington Dias.

Fonte: G1/ Piauí