Cerca de 300 equipamentos em reabilitação e tecnologias assistivas foram entregues na manhã desta segunda-feira (29), na quadra poliesportiva da APAE, para pessoas portadoras de alguma deficiência da cidade de Parnaíba.
A iniciativa faz parte do programa federal próteses e horteses com recursos do SUS em parceria com o Governo do Estado através do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), e município responsável pela mobilização do programa e gerencia dos recursos.
Na solenidade de entrega das horteses e próteses estiveram presentes autoridades municipais e estaduais, como vereadores, o prefeito Florentino Neto, a deputada Estadual Juliana Morais Sousa e a deputada Estadual Rejane Dias.
Segundo Florentino Neto, a prefeitura, governo estadual e federal tem essa obrigação e consciência de não deixar de lado as pessoas que tem qualquer tipo de limitação. Ele afirmou que acredita nestas parcerias para o benefício somente da população.
Para Francisco de Assis, que é portador de deficiência física, os equipamentos o ajudarão a ser independente e simplesmente viver a vida. “Agora, eu vou poder fazer e resolver minhas coisas sozinho. Porque quem não tem essa oportunidade vai continuar se arrastando por aí”, pontuou Francisco.
De acordo com o secretario estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Helder Jacobina, os equipamentos é mais uma conquista. No entanto, é necessário muito mais. “Cerca de 76% dos municípios piauienses tem politicas publicas de inclusão, o que significa que está muito a frente de outros estados já que a média nacional é de 60%”, afirmou o secretário.