Cerca de 35 toneladas de lixo foram retiradas das praias do Piauí após fim do carnaval este ano. Segundo o gerente da empresa contratada para fazer a limpeza no local, Igor Leite, 47 homens trabalham oito horas por dia e quatro caminhões caçamba são utilizados para deixar o Litoral limpo.

20160211050259
Ao todo, 47 homens foram contratos para realizar limpeza das praias (Foto: Reprodução/TV Clube)

“Até a manhã desta quinta-feira foram 180 carradas de lixo retiradas das orlas de Luís Correia e Cajueiro da Praia. O trabalho continua intenso, principalmente na Praia do Coqueiro, que recebeu o maior número de turistas e por consequência teve mais lixo jogado na areia e no mar”, informou.

O G1registrou na Quarta-Feira de Cinzas um acúmulo de lixo jogado nas praias de Luís Correia, mesmo com a instalação de 120 lixeiras pela Secretaria de Turismo (Setur).

O cenário assustador deixado após as festividades de carnaval virou alvo reclamações dos comerciantes, que denunciaram a falta de educação de muitos turistas de não destinaram adequadamente o lixo.

Para o gerente de limpeza Igor Leite, o carnaval de 2016 registrou um acúmulo maior de lixo do que o ano anterior, devido ao número de frequentadores nas praias ter também aumentado. De acordo com a Superintendência de Cultura de Parnaíba, as praias do Litoral do Piauí receberam pelo menos 45 mil pessoas por dia.

“O trabalho de limpeza das praias iniciou ainda no dia 2 de janeiro e permaneceu durante todo o carnaval, mas por conta da quantidade de turistas em certos horários existia um maior acúmulo de lixo, mesmo com os garis atuando. Às vezes para dar conta da sujeira era preciso iniciar a limpeza às 4h”, comentou Igor Leite.

As limpezas nas praias de Atalaia, Peito de Moça, Coqueiro, Macapá, Maramar e Cajueiro continuam nesta quinta-feira (11) e provavelmente encerre somente na sexta-feira (12).

Fonte: G1/Piauí