Cerca de oitenta cães, junto a ossadas de outros animais, foram encontrados nesta segunda-feira (29/07) em uma residência na Rua Samuel Santos, no bairro Frei Higino, em Parnaíba. Entre os cães, um foi encontrado já morto. Conforme apurado pelo Portal Costa Norte, a Polícia Ambiental foi acionada ao local por meio de denunciantes que relataram que os animais estavam em situação de abandono.

De acordo com o Cabo Arinaldo da CIPA (Companhia Independente de Policiamento Ambiental), a casa onde os animais foram encontrados estava em péssimo estado.

“Os animais estavam alguns dias sem alimentação, apenas com um balde de água. A princípio, conseguimos visualizar um animal morto e alguns com sarna e carrapatos”, contou.

Ainda segundo Arinaldo, o responsável pelos animais trata-se de um idoso que estava internado em um hospital regional do município, e por esse motivo deixou os cães sob os cuidados de sua filha, que, conforme o relato do policial, não estava “conseguindo alimentar os animais”.

Diante da situação, a equipe agiu de imediato, acionando alguns órgãos competentes à urgência, como a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB de Parnaíba, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a própria prefeitura municipal. Foram providenciados suprimentos básicos, como comida, e também assistência veterinária, incluindo a castração dos cães.

Além dos órgãos competentes, a comunidade também ajudou com doações. Alguns filhotes que estavam no local foram levados para adoção responsável, e o animal morto foi recolhido para descarte adequado.