O curso será realizado nas cidades de Parnaíba, Picos, Bom Jesus e Campo Maior

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), promove, nos meses de abril a junho, curso de capacitação voltado para profissionais da atenção básica em saúde. O curso Capacitação em Saúde do Trabalhador para a Atenção Básica será realizado nas cidades de Parnaíba, Picos, Bom Jesus e Campo Maior.

O curso será ministrado por uma equipe multiprofissional do Cerest e abordará questões como as relações trabalho/saúde/ambiente, riscos ocupacionais e as ações em Saúde do Trabalhador a serem desenvolvidas a nível local. “Serão dois dias de cursos onde promoveremos palestras e oficinas com carga horária de 16 horas”, explica o coordenador estadual do Cerest, Neylon Araújo.

Atualmente, o Cerest possui unidades nas cidades de Teresina, Parnaíba, Picos e Bom Jesus e está em processo de habilitação uma unidade na cidade de Uruçuí. As unidades funcionam como um eixo integrador entre as políticas e as ações de saúde do trabalhador nos diversos níveis de atenção do SUS, prestando apoio matricial a toda rede de saúde do trabalhador. Em 2012, foram realizados, apenas em Teresina, cerca de 1.800 atendimentos em diversas áreas como nutrição, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia. Foram vacinados 4.500 trabalhadores em ambiente de trabalho e realizadas 60 palestras e diversas ações preventivas e educativas.

Segundo Neylon Araújo, o Cerest atua na promoção, prevenção e vigilância da saúde do trabalhador por meio de cursos, treinamentos, capacitações e palestras. “Além desse trabalho preventivo, oferecemos suporte técnico à rede do SUS para atendimento ao trabalhador”, frisa Neylon.

O Cerest realiza também avaliação dos locais de trabalho para detectar os possíveis riscos e periculosidades que possam causar dano para a saúde do trabalhador. Todos os trabalhadores urbanos e rurais, do setor público e privado, com carteira assinada ou não, independente do tipo de vínculo empregatício, são beneficiários das ações do Cerest.

Fonte: Ccom