Chuvas fortes e ventania colocam Norte e Centro-Norte do Piauí em estado de atenção
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de perigo potencial para 38 municípios das regiões Norte e Centro-Norte do Piauí – incluindo Parnaíba – devido à previsão de chuvas intensas. O aviso, válido até as 10h desta sexta-feira (14), foi divulgado nesta quinta-feira (13) e indica pancadas de chuva que podem atingir entre 20 e 30 mm/h, chegando a até 50 mm/dia. Além disso, rajadas de vento variando entre 40 e 60 km/h devem acompanhar as precipitações, aumentando os riscos de transtornos.
Entre as principais preocupações estão alagamentos em áreas vulneráveis, queda de árvores e galhos, além do aumento na incidência de raios, o que pode causar descargas elétricas. Há também a possibilidade de interrupções no fornecimento de energia elétrica, embora o risco seja menor.
Diante desse cenário, os moradores das áreas afetadas devem adotar medidas de precaução, como evitar abrigo sob árvores, não estacionar veículos perto de torres e placas de publicidade, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as tempestades.
As cidades incluídas no alerta são: Alto Longá, Altos, Barras, Batalha, Boa Hora, Bom Princípio do Piauí, Boqueirão do Piauí, Brasileira, Buriti dos Lopes, Buriti dos Montes, Cabeceiras do Piauí, Cajueiro da Praia, Campo Largo do Piauí, Campo Maior, Capitão de Campos, Caraúbas do Piauí, Castelo do Piauí, Caxingó, Cocal, Cocal de Telha, Cocal dos Alves, Coivaras, Domingos Mourão, Esperantina, Ilha Grande, Jatobá do Piauí, Joaquim Pires, Joca Marques, José de Freitas, Juazeiro do Piauí, Lagoa Alegre, Lagoa de São Francisco, Luís Correia, Luzilândia, Madeiro, Matias Olímpio, Miguel Alves, Milton Brandão, Morro do Chapéu do Piauí, Murici dos Portelas, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Parnaíba, Pau D’Arco do Piauí, Pedro II, Piracuruca, Piripiri, Porto, São João da Fronteira, São João do Arraial, São José do Divino, Sigefredo Pacheco, Teresina e União.
A população deve se manter vigilante e seguir as recomendações para minimizar riscos e evitar acidentes.