Controlador-geral ressalta a importância de reforçar a transparência.
Com pouco mais de um mês de atuação na liderança da Controladoria-Geral do Estado, o auditor governamental Nuno Bernardes fez uma síntese das ações desenvolvidas no período, contemplando ainda as medidas que serão tomadas ao longo da sua gestão. Ciente da responsabilidade, o controlador apontou para o fortalecimento do trabalho preventivo nas pastas, viabilizado pela constante orientação e o controle das despesas.
Em tal âmbito, Bernardes relatou a importância de reforçar a transparência, permitindo que a população tenha acesso às informações da administração estadual, indicando para a implantação de um aplicativo de interação social que deverá ser lançado neste semestre em parceria com a Universidade Estadual do Piauí. “O cidadão vai baixar do seu celular e com uma simples conexão com a internet vai poder usufruir dele; ele tem três diretrizes de atuação: a primeira, o cidadão poderá acompanhar as ações do Estado do Piauí das mais variadas áreas: educação, segurança, obras; sempre estará atualizado das ações, nesse passo caberá ao setor de Comunicação do Estado; outra diretriz do aplicativo é a própria transparência, o cidadão terá acesso aos dados das despesas, dados dos servidores, dados dos convênios, fiscais e econômicos do Estado”, explicou.
Através do aplicativo, a sociedade poderá encaminhar críticas, sugestões e elogios ao Poder Executivo, contribuindo no desenvolvimento do Piauí. “Num terceiro momento, o cidadão poderá interagir com o Governo, apresentará sugestões, críticas, reclamações, elogios, essa função caberá à Controladoria”, indicou.
Fonte: Meio Norte