A Unidade Escolar Edson da Paz Cunha, um dos colégios mais tradicionais da rede estadual em Parnaíba, está funcionando com apenas três professores. A informação foi repassada a reportagem da TV Costa Norte nesta quinta-feira (03) pela 1º Gerencia Regional da Educação – GRE.
Segundo a GRE, as aulas foram parcialmente retomadas na última quarta-feira em alguns colégios estaduais de Parnaíba, mas ainda são poucos os educadores que voltaram ao trabalho após 60 dias parados por conta da greve deflagrada em todo o Estado.
O prejuízo só não tem sido maior devido ao elevado número de professores substitutos contratados, chegando a 50% do total na segunda maior cidade do Piauí. Parnaíba conta com 22 colégios estaduais e cerca de 10 mil alunos.
Em alguns colégios, de acordo com estimativa da GRE, a percas no que diz respeito ao ano letivo serão poucas pois a maioria do quadro de profissionais é formado por substitutos, como é o caso do Colégio Estadual Lima Rebelo.
A Secretaria de Estado da Educação divulgou um novo calendário letivo prevendo aula aos sábados e encerramento do ano letivo somente em janeiro do próximo ano.
Matéria relacionada:
Após greve, colégios estaduais terão aulas até janeiro do próximo ano
O governador Wilson Martins apresentou uma proposta para os professores de que os recursos a mais que entrarem no caixa do governo no Fundo de Educação Básica (Fundeb) serão repassados diretamente para os professores e imediatamente.
A proposta foi feita durante a reunião ocorrida no Palácio de Karnak, mas até o fechamento desta matéria ainda não havia uma definição sobre o fim da greve.
Com informações do Cidadeverde.com