Com o tema, “O Evangelho e a Inclusão Social”, o Centro Espírita Caridade e Fé, realizou na tarde de ontem (18), no auditório central da Universidade Federal do Piauí, campus Parnaíba, o III Colóquio do Pensamento Espírita, que contou com a participação de expositores espíritas, tarefeiros do centro e seguidores da Doutrina. Durante a programação, Francisca Portela, coordenadora do evento, lançou a IV edição do Colóquio, que será realizado no dia 16 de janeiro de 2021.

O Colóquio, que trata-se de uma conversação com caráter informal, foi mediado pelo presidente da União Municipal Espírita – UME, Samuel Aguiar e teve a apresentação dos expositores, Daniel Moreira, que baseado na codificação feita por Allan Kardec, explanou sobre a “A aplicabilidade da Lei de Causa e Efeito”.

A professora doutora, Adriana Paula, de Piripiri apresentou a temática “Compreendendo as dores da alma”, onde evidenciou fatos da vida e de como a dor ensina o ser humano a se preparar para o futuro e para enfrentar as dificuldades do dia a dia. A psicóloga Kalina Galvão, ressaltou a importância da fé como instrumento primordial para o elo com Cristo.

Fábio Carvalho apresentou “O sermão profético e a transição planetária” e Dra. Kátia Marabuco, “Educação Espiritual para a gestação”, quando enfatiza a importância da preservação da vida e a importância do período gestacional para a mulher e a família, dando como exemplo, a virgem Maria. Igor Linhares, vice-presidente da Federação Espírita Piauiense, com o tema “O Centro Espírita e o seu papel social”, considerou as importantes funções desempenhadas pela casa espírita para a sociedade, desde a formação como as atividades sociais.

Durante a realização do evento, foi exibido um vídeo comemorativo que apresentou a 2ª edição da Revista Rivail, fruto do trabalho do Departamento de Pesquisas Espíritas – DEPEAS. O periódico conta com artigos dos pesquisadores colaboradores desse departamento e convidados, entre eles, Sérgio Thiesen e Jacobson Trovão.

Entre as exposições, a palestra magna do evento, com Fábio Carvalho, que saudou o público com o tema, “Bem-aventurados aos aflitos”.

Organização do evento

O Caridade e Fé organizou espaços para acolher os visitantes, entre eles, a livraria espírita, onde esteve à disposição, as obras da doutrina e também, o exemplar da Revista Rivail. No local, espaço para apresentações artísticas, entre elas, a Banda Luz Sonar e o violinista, Josenilton.

Por Tacyane Machado / Caridade e Fé