Com alta de casos e mortes por Covid no Piauí, apenas 16% das pessoas aptas tomaram 2ª dose de reforço
Autoridades reforçam a importância do uso de máscaras e da aplicação da vacina para manter os casos e mortes sob controle.
Menos de 16% dos piauienses aptos tomaram a 2ª dose de reforço contra a Covid-19 no estado. A vacinação é o principal meio de prevenção contra a doença, assim como o uso de máscaras. A situação preocupa porque os casos de Covid tiveram um aumento de mais de 1.800% de casos no mês de junho.
Os índices de vacinação de primeira e segunda doses são satisfatórios, estando acima dos 95%. Contudo, a partir da dose se reforço, o piauiense “relaxou”.
Atualmente, o estado é um dos dois, ao lado do Amazonas, que está aplicando a segunda dose de reforço para pessoas a partir dos 18 anos. A aplicação no Piauí iniciou em maio de 2022.
Percentual de vacinação por dose
101,85 % da população elegível geral tomou a primeira dose
94,95% tomou a segunda dose
73,42% tomou a dose 1 de reforço
15,82% tomou a dose 2 de reforço
Aumento de casos e mortes
É possível ver claramente o resultado disso: a mortes aumentaram entre pessoas mais jovens, com maior incidência entre pessoas com média de idade de 55 a 60 anos. Em fevereiro, a média de idade das vítimas era de mais de 70 anos.
Os casos, que atingiam no máximo dois ou três registros por dia entre abril e maio, estão em mais de 200 por dia nos últimos dias se junho.
Diante da situação, o uso de máscaras voltou a ser obrigatório em espaços fechados, conforme decreto da governadora Regina Sousa (PT), de 15 de junho.
Fonte: G1 Piauí