foto1_1500472273Durante as festas de Carnaval é comum haver um aumento no número de atendimentos feitos nos hospitais e, em muitos casos, os pacientes acabam precisando de sangue. Diante da elevada demanda características do período, o Hemopi está conclamando a população para que compareça à sua sede e faça doações.

Segundo o diretor do Hemopi, Jurandir Martins, neste período de pré-Carnaval, as doações diminuem em cerca de 30%. Soma-se a isso o fato de o hemocentro já ter tido queda no número de doadores durante janeiro, mês de férias escolares e quando as pessoas geralmente viajam para foram da Capital.

“A nossa necessidade é constante e diária. Você que entre 18 e 69 anos, pesa mais de 50 Kg, estiver saudável e alimentado, pode vir com o documento de identificação com foto que o Hemopi funciona de segunda a sábado, das 7h10min às 18h, inclusive nos feriados e durante todos os dias do Carnaval. Quem for menor de idade, entre 16 e 18 anos, deve vir acompanhado de um responsável”, pontua Jurandir. No interior do Estado, as doações podem ser feitas nos hemocentros regionais de Parnaíba, Floriano e Picos, que funcionam de segunda a sexta.

A doação

Aqueles que comparecerem para doar sangue passam por uma triagem clínica na qual o profissional do Hemopi avalia seus hábitos de vida. Entre os itens verificados estão se o pretenso doador faz uso ou não de medicamento e se ingeriu bebida alcoólica ou fez uso de cigarro recentemente.

Se estiver apto à doação, o doador segue para a sala de coleta, onde são retirados de 400 a 450 ml de sangue, volume que é reposto fisiologicamente pelo organismo em torno de dois dias.

A direção do Hemopi informa que para que se tenha estoque de sangue durante todo o Carnaval, é necessário que se tenha doações no período anterior, porque o hemocentro leva de dois a três dias para realizar alguns exames como testes sorológicos nas amostras colhidas.

A dificuldade é ainda maior para se criar um estoque de plaquetas, que são consideradas os insumos nobres do sangue. De acordo com Jurandir Martins, elas têm um período curto de validade que varia em torno de cinco dias. “A gente já demora dois a três dias fazendo os exames, ou seja, só temos de dois a três dias para que distribuir essas plaquetas”, explica o diretor do Hemopi. 

O hemocentro em Parnaíba fica localizado na Praça Antonio do Monte, s/n, centro. Os interessados em doar sangue podem conseguir mais informações através do telefone (86) 3321-2854.

Fonte: Portal O Dia com edição do Portal Costa Norte