Foi com muita emoção, mas o Parnahyba conseguiu a sua primeira vitória na Série D, na noite deste sábado (8), ao derrotar o Ypiranga-AP por 4 a 2, no Estádio Verdinho. Este foi o primeiro jogo da equipe diante da sua torcida em Parnaíba, desde que conquistou o título de Campeão Piauiense.
O Parnahyba saiu atrás no primeiro tempo, com gol de Éder, mas Raiff tratou de empatar ainda na primeira etapa. No tempo complementar, o atacante ainda marcou mais dois e construiu a vitória ao lado do estreante Niel, que também deixou o seu. Dudu descontou para os amapaenses.
As duas equipes agora terão um descanso durante o período da Copa das Confederações, em que a Série D fica parada. O Ypiranga-AP volta a campo só no dia 7 de Julho, quando recebe o Maranhão no Estádio Glicério Marques, em Macapá. Já o Parnahyba só volta aos gramados no dia 14, quando joga novamente em casa, agora diante do Gurupi.
Parnahyba toma iniciativa
As duas equipes começaram o jogo se estudando e tentando se organizar em campo. O Ypiranga-AP, em seu primeiro jogo oficial no ano, tinha pouco entrosamento e errava muitos passes. Do lado do Parnahyba, ainda abalado com algumas saídas recentes de jogadores, a situação não era muito diferente, embora um pouco melhor.
Com o passar dos minutos, o Tubarão começou a pressionar mais no campo de ataque. No entanto, justo quando o time começava a se impor, levou um golpe. Em uma falha de marcação do Parnahyba, aos 7 minutos, Éder recebeu cruzamento de frente para pequena área. A cabeçada à queima roupa saiu fraca e em cima do goleiro, mas Robson se atrapalhou e viu a bola entrar, abrindo o placar para o Ypiranga-AP.
O gol sofrido, não abalou o time piauiense. Pelo contrário, o Tubarão passou a pressionar ainda mais no campo de ataque, mas sempre esbarrava em erros no último passe ou na conclusão das jogadas, quando não esbarrava na marcação ou nas defesas do goleiro Jefferson.
O lateral esquerdo Rian, que era uma das principais armas de ataque do Parnahyba com suas subidas pela ala, ainda se viu envolto em mais um lance favorável para o Tubarão. Foi ele que sofreu a falta que culminou com o segundo amarelo e a consequente expulsão de Amaral, aos 30 do primeiro tempo.
Pouco tempo depois, o empate do Parnahyba. Em mais um cruzamento de Rian, Raiff aproveitou para cabecear para o fundo das redes. O gol só deu mais gás para o time parnaibano, que quase conseguiu a virada ainda no primeiro tempo. Nos minutos finais, Rian conseguiu um chute cruzado perigoso e o goleiro espalmou para escanteio. Na cobrança, a bola sobrou para Luciano dominar dentro da área, que virou chutando e acertou o zagueiro amapaense, que salvou em cima da linha.
Com um a menos, Ypiranga-AP permite reação zulina
Os dois times iniciaram a segunda etapa diferente de como começaram o jogo. O Ypiranga-AP já havia mexido no primeiro tempo, quando Well entrou no lugar de Fernandinho para reforçar a defesa. Já o Parnahyb mexeu no intervalo, quando Luciano deu lugar para o estreante Niel. Lateral de ofício, o jogador deu seus primeiros toques em uma improvisação que já era comum no Flamengo-PI, jogando no meio-campo.
Não só pela entrada de Niel, mas pela própria mudança de postura do time parnaibano, o Tubarão dominou todo o segundo tempo. O Ypiranga-AP se postava na defesa esperando o contra-ataque, mas só o que se via era o Parnahyba criando várias chances de gol, esbarrando na boa atuação do goleiro Jefferson.
Logo aos oito minutos Raiff ganhou dividida na raça, e invadiu a área e chutou rasteiro, mas o goleiro espalmou para escanteio. Pouco tempo depois, Rian assustou em cobrança de falta no ângulo, novamente o goleiro espalmando. E assim seguiu-se uma sequência de lances, sempre parando no arqueiro amapaense.
Mas não teve Jefferson que segurasse a estrela do estreante da noite. Niel cobrou falta da intermediária e acertou o ângulo, virando o placar para o time o Parnahyba, e pôde ouvir a torcida gritar o seu nome nas arquibancadas. A empolgação, no entanto, durou pouco tempo, pois poucos minutos depois, Dudu também acertou falta no ângulo e deixou tudo igual novamente.
O Parnahyba mais uma vez não se abateu com o gol sofrido e continuou pressionando, com Rian, Niel e Fabinho arriscando em diversas chances, mas sem sucesso. Até que, em um contra-ataque rápido, Raiff recebeu na entrada da área e mandou uma bomba, colocando o time parnaibano novamente na frente. E, para não correr riscos de sofrer novo empate, Raiff tratou de garantir a vitória. Fabinho invadiu a área pela direita e cruzou para o companheiro de ataque, que empurrou para o fundo das redes e deu números finais para a partida, garantindo a primeira vitória do Parnahyba na Série D.
Fonte: G1