Teve início neste sábado (07) o mutirão de cirurgias pediátricas no Hospital Regional Dirceu Arcoverde – HEDA, em Parnaíba. Durante o final de semana, serão realizadas as primeiras 20 cirurgias que ficaram agendadas após o mutirão de consultas, já realizado. A meta para os próximos meses é chegar ao número de 80 cirurgias.

mutirãotexto

De acordo com a diretora do Hospital, Adrizia Fontenele, o mutirão ajuda a diminuir a longa fila de espera dos pacientes para ter acesso a cirurgias que na maioria dos casos são de baixa complexidade. “Mas a família que tem uma criança precisando de uma cirurgia dessas já está aflita com o problema de saúde, então imagine só se tivesse que esperar mais tempo. Por isso os mutirões são importantes”, explicou.

O HEDA também começou a realizar cirurgias por meio de videolaparoscopia, o que deve aumentar em 20% o número de cirurgias realizadas no hospital por mês. As técnicas, inéditas no na unidade, são minimamente invasivas e “sem cortes”, o que proporciona benefícios como recuperação mais rápida, retorno laboral precoce e morbidade menor ao paciente.

A realização dos procedimentos pelo SUS no Heda foi possível graças à aquisição da videocâmara e equipamentos por meio do programa Renova Saúde, que prevê a modernização do parque tecnológico da rede hospitalar estadual, dando mais resolutividade ao interior.

Segundo o diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, Neres Júnior, a expectativa do aumento no número de cirurgias por mês é “graças à técnica que proporciona um menor tempo no centro cirúrgico. Outro benefício é o menor período de internação, gerando maior rotatividade dos leitos, que ficarão disponível para outros pacientes”.