As comemorações por conta dos 100 anos de fundação da União Caixeiral chegaram ao seu ápice na manhã deste sábado (28). Na ocasião aconteceu o tradicional hasteamento das bandeiras, como costumou ocorrer ao longo de muitos anos, sempre na data de aniversário da instituição e nas comemorações pelo 7 de Setembro, data da Independência do Brasil.
Foi em 28 de abril de 1918 que um grupo de 122 membros da sociedade parnaibana, caixeiros e comerciantes, resolveu iniciar o trabalho da União Caixeiral. No início, as reuniões aconteciam nas próprias casas dos fundadores, até a construção do imponente prédio na Avenida Presidente Getúlio Vargas, que reúne obras de relevante valor histórico e cultural.
Atualmente, a Caixeiral abriga o Centro Cultural João Paulo dos Reis Veloso, gerido pela Federação do Comércio do Piauí. O prédio foi completamente restaurando em consequência do esforço do presidente da Fecomercio, Valdeci Cavalcante, que na solenidade esteve representado por seu filho, o advogado Denis Cavalcante, vice-presidente do SESC-PI.
O momento simbólico contou ainda com um desfile militar dos recrutas do Tiro de Guerra 10-02, além da apresentação da Orquestra Jovem do Sesc Caixeiral. Estiveram presentes representantes de instituições civis e militares, do Poder Público, ex-alunos e ex-funcionários do colégio, e a população em geral. Por fim, foi servido um café da manhã.
A programação de aniversário teve início ainda na segunda-feira, dia 23, percorrendo toda a semana. Neste sábado, dentre outras atividades, acontece a abertura da exposição “Caixa de Memórias – 100 anos da União Caixeiral”, que ficará em cartaz até o dia 20 de maio. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.