A Prefeitura de Parnaíba, através da Superintendência de Turismo, em parceira com curso de Economia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Núcleo de Pesquisas e Estudos Econômicos, realizou uma pesquisa para identificar o perfil dos usuários dos voos realizados nesta cidade. Diante disso, a Comissão Ícaro se reuniu no final da tarde de terça-feira (29) no Casarão Simplício Dias para uma discussão sobre o perfil identificado.

Conforme a pesquisa, o parnaibano é quem mais usa os voos; bem como são os idosos que mais procuram; o serviço é utilizado principalmente por quem tem renda entre um e dois salários mínimos; as linhas são utilizadas por pessoas que buscam lazer no litoral do Piauí ou estão a trabalho; a maior parte tem residência em Parnaíba.

Ainda segundo a pesquisa, os que vêm de outras cidades costumam ficar somente um dia ou quando passam mais tempo ficam em casas alugadas; os que mais viajam tem ensino médio completo; as viagens são em maior número para Teresina (PI) e não Fortaleza (CE); a sexta-feira é o dia preferido para viagens de ida aos horários de 08h e 22h e o domingo para a volta às 19h. Os horários propícios para ida são às 08h e 22h, já para o retorno, a preferência está às 19h.

Há pessoas que não voam acreditando que a passagem esteja cara e outros porque tem medo. Os usuários desejam linhas diretas para outros destinos e reclamam pela climatização do aeroporto de Parnaíba. O superintende de turismo Marcos Fonteles destacou a importância da pesquisa na quebra de mitos e como orientação para outras empresas aéreas que desejam oferecer serviços em Parnaíba. Os membros da comissão citaram a necessidades de novas conexões para outros Estados.

Fonte: Parnaíba.pi.gov