A Justiça Eleitoral, através dos cartórios eleitorais da 3ª e 4ª Zona, realizou nesta quarta-feira (26) uma reunião com representantes de partidos e coligações que disputam as Eleições 2018. O encontro foi no auditório do Fórum Salmon Lustosa, em Parnaíba, e teve como finalidade maior a discussão sobre o cumprimento da Lei Eleitoral.
Para coibir práticas ilícitas, o Poder Judiciário, juntamente com o Ministério Público Eleitoral, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal formaram um comitê de gestão que vai atuar nas cidades de Parnaíba e também em Ilha Grande do Piauí com objetivo de fiscalizar o processo eleitoral.
De acordo com o juiz eleitoral da 4ª Zona, Max Paulo Soares de Alcântara, é justamente na reta final da campanha que os ânimos costumam ficar mais acirrados. Já o promotor eleitoral da 4ª Zona, Cristiano Farias Peixoto, lembrou que os órgãos fiscalizadores estarão em alerta para coibir e punir crimes eleitorais e práticas vedas por lei.
O promotor eleitoral da 3ª Zona, Fernando Soares, também reforçou a necessidade de que candidatos, partidos e coligações cumpram a legislação, bem como que o eleitor exerça seu direito ao voto de forma consciente e sem interferência. Ele pontua ainda que eventuais denúncias podem ser protocoladas nos cartórios eleitorais de Parnaíba.