O Comitê Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno (CEIAM) comemorou nesta segunda (19), no Parque Potycabana, o Dia Mundial de Doação de Leite Humano com a abertura da Campanha “Presenteie uma criança com a vida: Doe Leite Materno”.
Segundo Vanessa Paz, coordenadora do Banco de Leite, esta é uma ação importante que tem como objetivo promover o encontro de mães doadoras e mães amamentadoras exclusivas do filho. “A finalidade é integrar essas mães e estimular a doação por parte das mães que ainda não são doadoras”, afirma, declarando que por dia o Banco de Leite coleta entre 3 a 4 litros. “Mas precisamos de uma média de 8 litros por dia para atender a demanda”, explica.
A campanha terá continuidade na Maternidade Evangelina Rosa e nas maternidades municipais. As mães, segundo Vanessa, durante o pré-natal já são orientadas sobre a importância da amamentação e a se tornarem doadoras.
Na abertura da campanha, foi entregue o troféu Duas Vezes Mães para as maiores doadoras. A campeã, Iranilde Maria, mãe da Marisa Vitória, diz estar muito feliz em ajudar a salvar a vida de muitas crianças. “Enquanto estiver em condições de doar, vou coletar o leite e fazer a doação”, diz, lembrando que é uma emoção muito grande fazer parte de uma campanha que salva vidas.
Wany Adrielle Cardoso, mãe de Heitor, também é doadora efetiva e diz que não há problema em fazer a coleta e conservar o leite adequadamente. Para ela, é um sentimento muito bom, um ato de amor e ela é só incentivo para que mães ainda não doadoras possam fazer parte dessa corrente em prol da vida.
Jádia Moraes, mãe de João Miguel, diz que apesar de não ser doadora efetiva considera a campanha interessante e pretende ser doadora. Quem também prometeu fazer parte da campanha foi Denise Maria Sousa e Rafaela Feitosa.
Fonte: CCom
Fotos: Paulo Barros