Baixos níveis de atividade física estão associados ao surgimento e agravamento de várias Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Os dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) apontam que até 5 milhões de mortes poderiam ser evitadas se a população fosse mais ativa fisicamente. Além disso, outras doenças e a mortalidade também estão associadas ao comportamento sedentário. Esse comportamento consiste na realização de atividades de baixo ou nenhum gasto energético. Ou seja, atividades na posição sentada ou deitada, que geralmente são realizadas em frente a telas de computador, televisão, celulares e tablets.

A parte preocupante disso é que mesmo para as pessoas que praticam alguma atividade física ao longo do dia, o tempo excessivo em comportamento sedentário também está relacionado a riscos à saúde. Segundo o Ministério da Saúde, longos tempos nesses comportamentos apresentam riscos à saúde, independentemente da prática de atividade física. Ou seja, ser ativo fisicamente é muito importante, porém também é preciso diminuir o tempo gasto em comportamento sedentário.

Sendo assim, para quem passa muito tempo sentado ou deitado, é importante reduzir e interromper esse comportamento, sempre que possível. Como atualmente o trabalho, os estudos e até mesmo os momentos de lazer, bem como algumas condições de saúde, levam as pessoas a ficarem cada vez mais sentadas por muitas horas ao longo do dia, o uso de estratégias que ajudam a diminuir e a interromper o comportamento sedentário, de forma simples e eficiente, é uma maneira de amenizar os efeitos prejudiciais desses comportamentos.

Confira 5 dicas para evitar os prejuízos à saúde relacionados a esses comportamentos:

1 – Levante-se mais!

Se você permanece a maior parte do dia sentado, principalmente em horário de trabalho ou de estudo, que tal encontrar motivos para levantar um pouco? Vale estabelecer um horário para buscar água, que pode ser em intervalos de uma hora. Ou ainda: procurar ir ao banheiro mais distante, dando uma breve caminhada pelo corredor. O importante é se movimentar mais!

2 – Evite ficar parado na mesma posição

Enquanto você mexe no celular ou no computador, ou assiste televisão, é normal ficar muito tempo parado na mesma posição. O ideal é tentar trocar de posição, movimentar braços e pernas, e ajeitar a postura de tempos em tempos.

3 – Alterne suas tarefas com atividades que movimentem mais o corpo

Outra dica para quem costuma ficar muito tempo sentado, por exemplo, em casa, é alternar as tarefas rotineiras com atividades que promovam mais movimento. Se possível, saia da posição sentada e realize as tarefas da casa, cuide das plantas, brinque com o seu animal de estimação ou brinque com as crianças.

4 – Use o seu telefone em pé

Sem dúvidas, o celular tem sido o foco de atenção de muita gente. Mas já que, em muitos casos, é realmente necessário usá-lo no dia a dia, que tal fazer isso de uma maneira diferente? É possível ficar em pé para responder mensagens, ou, até mesmo, caminhar enquanto atende ligações.

5 – Mexa-se um pouco e alongue o corpo

Mesmo sentado ou deitado, é possível se mexer um pouco. Movimente os braços, os pés, as pernas, os ombros, punhos e dedos. Se possível, alongue o corpo. Isso vai ajudar bastante!

Fonte: Governo Federal