Não incluir filhos que recebem pensão como dependentes, declarar gastos com reforma de imóveis, juntar comprovantes de despesas médicas são algumas das formas de pagar menos imposto de renda dentro da lei. Veja algumas opções:

Escolha do tipo de declaração influencia no pagamento de IR
Declaração pode ser simplificada ou completa. “No caso do imposto de renda Pessoa Física, a própria Receita Federal oferece opções de declaração completa e simplificada, inclusive mostrando qual o valor a ser pago em cada uma delas”, orienta o presidente executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, João Eloi Olenike.

Reunir comprovantes de despesas dedutíveis
Entram na lista os gastos com saúde, educação, pensão alimentícia e contribuições ao Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), do contribuinte e de seus dependentes. Essa é a maneira mais prática de reduzir os impostos a pagar na declaração completa. Cada um desses gastos tem um limite para dedução nos impostos.

Declare gastos com reforma de imóveis
Eles podem ser considerados como custo. Isso porque podem resultar em lucro e ganho de capital quando os imóveis forem vendidos. São considerados reforma a construção, ampliação e pequenas obras, como pintura e reparos em pisos, paredes e encanamentos, que devem ser comprovados com CPF e CNPJ dos prestadores de serviço.

Avalie se vale a pena declarar em conjunto com o cônjuge
Nesse caso, a receita é somada e as chances de pular uma faixa de tributação de IR aumentam. Mas também dá para aumentar o valor dos gastos dedutíveis.

Incluir despesas com educação de dependentes com deficiência como gastos médicos
Elas não estão sujeitas ao limite de abatimento de gastos com educação, sendo totalmente dedutíveis, mediante a comprovação por laudo médico que ateste o estado de deficiência do dependente.

Fonte: UOL