CONCURSO DE GOROROBAS EM LAS VEGAS
Vitor de Athayde Couto
SAÚVAS
Na falta de abelhas, enxames de drones esquizofrênicos disputam o espaço e produzem uma overdose de vídeos, com imagens tão delirantes quanto repetitivas. Muitos drones e poucas abelhas, os males do Brasil são.
A VINGANÇA DO CARANGUEJO
Repleto de meia dúzia de uns três ou quatro turistas, o avião pousava no aeroporto internacional de Parnasia. Mas o piloto foi obrigado a arremeter, pois um caranguejo muito irado ocupava a pista, com gestos ameaçadores. Depois que o corpo de bombeiros executou o seu tradicional “Xô, caranguejo!”, o avião sobrevoou toda a cidade e pousou. Naquele dia os turistas, assustados, não comeram caranguejo, mas degustaram filé congelado de tilápias importadas, engordadas com ração de soja transgênica, no Lago Paranoá, em Brasília.
NA LATA
Enquanto as sardinhas dormem, os siris-na-lata fazem a festa.
SALVE A SELEÇÃO… DA ESPÉCIE
A humanidade está se dividindo em duas partes. Uma pensa, enquanto a outra pede ajuda aos aplicativos de inteligência artificial. Darwin tinha razão. O fim das tias-dos-bons-dias e dos se-deus-quiseres está muito próximo.
ACNE FREE
Os laboratórios de cosméticos acabaram com o romantismo. Já não se vêem mais namorados no banco da praça, tirando espinhas um da cara do outro. Ai… era tão lindo… todo mundo respeitava o guarda que apitava chamando ladrão.
CONCURSO DE GOROROBAS EM LAS VEGAS
Na verdade foi um concurso internacional de gororobas de quatro queijos, o mais importante do mundo, realizado em Las Vegas, capital mundial da cultura.
– Cultura de quê? – perguntou Loréu, o eterno bêbado.
– Cultura de jogatina, rapá. Jo-ga-ti-na! Não existe melhor lugar para um concurso de gororobas do que um cassino de jogos. Como os lasveganos não conhecem queijos, estão sempre felizes com suas gororobas. Eles são os maiores consumidores de ketchup com pizza do mundo.
– Não seria de pizza com ketchup?
– Antes fosse, Loréu. A pizza de quatro queijos é o carro-chefe. E tem outra vantagem. Os lasveganos sobrepesados são os melhores jurados. Eles levam o seu trabalho tão a sério que cada degustação é uma refeição completa. Como são muitos os países participantes, os jurados comem muitas porções com direito a um canecão de chope nos intervalos.
– E qual foi o resultado do concurso? Qual foi o país vencedor?
– O resultado? Ora, como era de se esperar… o resultado… o resultado…
– Sim? Quem ganhou?
– Ninguém ganhou, Loréu. Como todas são iguais, os concursos de gororobas sempre terminam dando empate.
_________________________________________________________________________________
Ouça o texto narrado pelo autor: