A Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências é o direcionamento da VIII da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parnaíba, que está sendo realizado nesta sexta-feira (30/11), no auditório da escola Roland Jacob, Bairro de Fátima. O objetivo está na construção de propostas voltadas para implementação e afirmação do princípio de proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo estratégias de enfrentamento às violências e considerando as diversidades.

A apreciação crítica na realização da conferência segue os eixos como a garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; participação, comunicação e protagonismo de crianças e adolescentes; espaços de gestão e controle social e protagonismos de crianças e adolescentes.

A mobilização do sistema de garantia de direitos, que compreendem crianças, adolescentes e a sociedade em geral nesta construção se faz importante. No entanto, a presença da sociedade, a maior interessada, ainda é bastante tímida. Certamente os desafios a serem enfrentados serão solução em uma decisão conjunta; pois gera compromisso.