Na última sexta-feira (12) aconteceu em Parnaíba a abertura da I Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial. Um dos objetivos do encontro foi discutir o compromisso governamental e da sociedade brasileira com políticas de enfrentamento ao racismo.
Os assuntos e anseios discutidos durante a conferência estavam pautados através da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que dita fatores essencias para uma democracia justa no Brasil. Como cada canto do nosso país possui particularidades é necessário criar um Plano a nível municipal, que possa abrigar diversas manifestações culturais em Parnaíba.
A cidade de Parnaíba foi pioneira em discutir o assunto no Estado, que trouxe como tema “Democracia e Desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo”, mais cinco municípios piauienses já estão agendados para realizar outras conferências sobre o assunto.
Durante os dois dias de programação diversas palestras foram ministradas. Para o vice-prefeito de Parnaíba, Chagas Fontenele, a iniciativa em promover a igualdade racial é válida, mas acredita na tolerância, principalmente religiosa, do povo parnaibano.
Já para quem reverencia os cultos africanos, a oportunidade de discutir a questão racial é de extrema importância, pois na maioria das vezes as pessoas associam cultos, como exemplo, umbandistas, como uma coisa ruim, algo que é bem diferente, segundo Mãe Maria, eles pregam somente o que é bom e faz bem.