Congresso de Secretarias Municipais de Saúde propõe melhoria na qualidade de vida
Os municípios do Piauí estiveram representados no oitavo Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí, realizado nessa quarta (05/09) e quinta-feira (06/09), no Centro de Convenções de Luís Correia. “Governança e Regionalização do SUS” foi o tema que norteou o congresso. O objetivo é propor uma reflexão sobre os problemas, conquistas e desafios referentes ao Sistema único de Saúde, o SUS, que em 2018 completa 30 anos.
Para fortalecer e apoiar cada vez mais a Gestão Municipal em Saúde das cidades, o Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí é realizado, dentre os objetivos, o de trabalhar contra retrocessos na Saúde Pública. No Piauí são 224 operadores do SUS, produzindo ações e serviços para melhorar a qualidade de vida da população no Estado.
Por ocasião do Congresso foi realizada a quinta edição da Mostra de Experiências Exitosas Municipais, a exemplo do município de Francisco Santo com o projeto “Sou Zero Cárie”, um projeto que promove a saúde bucal desde a primeira infância. Com vistas na melhoria da Saúde, técnicos e gestores discutiram a Regionalização da Saúde, Sistemas de Informação, Atenção Básica e sua articulação com a vigilância em saúde.