Uma das principais despesas do pais e dos responsáveis logo no início do primeiro semestre de cada ano, é a compra de materiais escolares, que devem atender a listas determinadas por cada espaço educacional. Este ano esta preocupação rotineira para quem filhos em idade escolar, vem com um amais: o aumento de até 30% ao total do orçamento final da lista.

 

Natália Venâncio já faz compras de material escolar há bastante tempo, trajetória que lhe rendeu experiência para encontrar o jeito de sua família adequar-se a cada ano, às surpresas dessa despesa necessária.

 

 

Segundo a mãe do pequeno Pedro Jorge, a lista hoje está mais barata, fato que se dá com o avanço da criança nas séries escolares, o que para o jovem estudante acaba sendo uma boa, já que ele pode ajudar na escolha de cadernos, lápis e outros artigos de acordo com seu gosto, sem interferir no orçamento da família.

 

Algumas dicas para seguir cumprindo o que é solicitado pelas escolas, e atendendo às necessidades pedagógicas de cada local, são as seguintes:

 

– Reutilize o material de anos anteriores

– Faça pesquisas prévias

– Compre em grupo

– Fique atento aos seus direitos