Conselho fará censo do sistema penitenciário no Piauí (Foto: Ascom Sejus)
Conselho fará censo do sistema penitenciário no Piauí (Foto: Ascom Sejus)

Durante reunião realizada nesta quarta-feira (21), o Conselho Penitenciário, formado pela Secretaria de Justiça e demais entidades ligadas ao sistema prisional do Piauí, definiu a elaboração de um questionário para realização do censo carcerário do Estado. As pesquisas serão feitas inicialmente em três pavilhões da Casa de Custódia e estão programadas para os dias 2 e 3 de fevereiro.

“O censo objetiva diagnosticar a situação dos presos provisórios na Casa de Custódia. Com esses números e dados atualizados saberemos a real demanda do Estado e vamos trabalhar especificamente para reduzir a superlotação nas celas”, frisa o secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, enfatizando que o questionário do censo será analisado pelo Conselho Penitenciário na sexta-feira (23).

De acordo com o procurador do Ministério Público Federal, Kelston Lages, o censo carcerário deve agilizar o andamento dos processos e aumentar o poder de resolução da Justiça. “As informações que teremos a partir do censo carcerário farão com que os processos sejam analisados com mais rapidez. O Ministério Público Federal se coloca à disposição para auxiliar no que for necessário para a realização desse estudo, pois se trata de uma ação importante para a Justiça piauiense”, diz. 

Também participaram da reunião o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Sigifroi Moreno, e o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí, Vilobaldo Carvalho.

Fonte: CCom