O Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRFPI) encaminhou ofício a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, bem como para a gestão pública das dez principais cidades reforçando o cumprimento da vacinação de imunização contra a Covid-19 para os farmacêuticos e demais profissionais de farmácia.

 

Luiz Júnior, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Piauí, esteve em Parnaíba na manhã desta sexta-feira (05/02) para tratar da vacinação junto a Secretaria Municipal de Saúde e foi prontamente atendido pela Coordenação de Imunização. Os farmacêuticos estão inclusos na primeira fase do Plano Nacional de Imunização (PNI) e são profissionais da saúde, conforme a Lei 13.021, de 8 de agosto de 2014 sobre a farmácia como estabelecimento de saúde.

 

Segundo Luiz Junior (foto acima) alguns gestores municipais estão dificultando o acesso à vacinação. Diante disso, o CRFPI está visitando as cidades para articular o cumprimento da vacinação contra a Covid-19 aos farmacêuticos e profissionais que atuam nas farmácias. Inclusive, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) defende a vacinação contra a Covid-19 em farmácias, por farmacêuticos.