Conselho Tutelar reúne órgãos de defesa aos direitos de crianças e adolescetes.

Instituições de defesa dos diretos de crianças e adolescentes estiveram reunidas na manhã desta quarta-feira (08) no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania após convite do Conselho Tutelar de Parnaíba.

A proposta é identificar os reais problemas para que cada órgão cumpra o seu papel a fim de não sobrecarregar as instituições com atribuições que não cabem as suas deliberações. Segundo Cleonice Vieira Matos, presidente do Conselho Tutelar de Parnaíba, a problemática em destaque está na droga e no abuso sexual de crianças e adolescentes. O fato é que há uma necessidade de mais profissionais e da melhor definição e empenho dos órgãos.

A solução apontada para os casos mais críticos está na construção de uma casa de acolhimento que reúna vários profissionais. Segundo Maria das Graças Viana do Nascimento, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente em Parnaíba, já existem R$ 100 mil; mas é preciso ainda mais.

A sobrecarga de ações que não cabe aos órgãos, associada a pouca oferta de profissionais encerra em atendimentos precários que devem ser revistos e melhor distribuídos, pois adolescentes e crianças é que sofrem com a negligência e a família fica comprometida.