A tarifa de energia elétrica pode sofrer alterações no Piauí. Como ocorre todos os anos, uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a ser publicada no dia 28 de agosto, vai determinar alterações no valor cobrado pelo KW/h para todas as classes de consumidores.
A alteração tem como objetivo restabelecer o poder de compra da receita obtida por meio das tarifas praticadas pela concessionária. Essa receita é composta por duas parcelas, a primeira representa os custos não gerenciáveis, como encargos de transmissão e compra de energia para revenda; a segunda parcela agrega os custos gerenciáveis, como despesas com operação e manutenção.
A Eletrobras Distribuição Piauí ainda não tem informações sobre o possível percentual de reajuste que deve ocorrer no mês de agosto. A Aneel está na fase de coletas de dados, onde todos os custos das concessionárias são estudados, para determinar, ou não, o reajuste.
Enquanto a indefinição continua, os consumidores temem um aumento brusco na conta de energia. A mudança deve prejudicar principalmente os comerciantes, que consomem mais do que as residências. Para Pedro Alencar, que possui uma lan house, na zona Sudeste de Teresina, o aumento na tarifa pode resultar no fechamento do negócio.
“O custo de manutenção do estabelecimento é muito alto, e os clientes já não frequentam na mesma proporção. Caso haja mais um aumento na tarifa de energia, acredito que vou acabar fechando as portas, pois será um impacto muito grande no orçamento”, lamenta o empresário.
Os consumidores domésticos também temem que o reajuste seja maior que o esperado, e que cause um grande impacto no orçamento familiar. A dona de casa, Raimunda Viana, afirma que a saída para tentar amenizar os efeitos dos reajustes é economizar no consumo, principalmente nos eletrodomésticos.
“Ar condicionado agora apenas em situações extremas; eletrodomésticos, como televisão e computador, só ficam na tomada enquanto estão sendo usados. Virei uma espécie de fiscal na minha casa, porque senão as despesas podem aumentar e chegar ao ponto de não termos como pagar”, afirma a dona de casa.
Os piauienses vão conhecer as novas tarifas de energia apenas no dia 28 de agosto. A partir dessa data, tudo que for consumido vai ser aplicado à nova tarifa imposta pela Aneel.
Fonte: Jornal O Dia