A Receita Federal já divulgou o prazo para a declaração do imposto de renda de pessoa física deste ano. O imposto de renda com ano base 2012 tem como prazo do dia 1º de março a 30 de abril, sujeito a multa mínima de R$ 165, 74, caso perca prazo.
De acordo com dados divulgados pela receita, cerca de 26 milhões de declarações devem ser feitas até o dia 30 de abril. Ano passado, foram enviados 25 milhões. Isso se deve a ascensão na formalização do mercado de trabalho e consequentemente ao crescimento da renda dos brasileiros.
A declaração poderá ser enviada pela internet por meio da utilização do programa de transmissão da Receita Federal. Ele estará disponível a partir do dia 25 de fevereiro, mas o contribuinte só conseguirá enviá-la a partir do dia 1º de março.
Em 2013, o Receita Federal divulgou também algumas novidades. A primeira é que o programa perguntará se a pessoa física quer importar os dados sobre pagamentos efetuados no ano anterior. Porém, os valores pagos não serão importados, porque variam de ano em ano.
Outra novidade, é que a pessoa terá a possibilidade de fazer doações no momento da declaração para fundos de defesa dos direitos da criança e do adolescente. Mas, só será permitido cerca de 3% da renda.
Rilza Meireles, chefe da equipe de atendimento Receita Federal de Parnaíba, afirma que todas as pessoas podem declarar o imposto de renda. No entanto, existem aqueles que são obrigados. Como é o caso das pessoas que receberam rendimento tributáveis acima de R$ 24.556,65 no ano passado.