O convênio entre o Instituto de Assistência e Previdência do Piauí (Iapep) e o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) passa a funcionar a partir desta segunda-feira (19), possibilitando que servidores estaduais segurados façam seus exames no Centro de Diagnóstico do Ceir. No local, é possível realizar mais de 100 tipos de procedimentos, inclusive, os de alta complexidade, como tomografia e ressonância magnética.
Técnicos do Iapep estiveram no Ceir treinando os atendentes para manusearem o sistema online do Instituto, que possibilitará que o agendamento para a maior parte dos procedimentos seja feito diretamente no Centro de Diagnóstico do Ceir.
Para isso, o paciente deve levar o encaminhamento médico e os documentos pessoais até o Centro, para saber a data da realização dos exames. Somente nos casos de alta complexidade é que o encaminhamento deve ser levado, previamente, para autorização na sede do Iapep.
O superintendente multiprofissional do Ceir, Aderson Luz, afirma que o convênio é mais uma parceria com o Governo do Estado e vai ajudar na manutenção das atividades do Centro. “Em cinco anos de funcionamento, alcançamos um reconhecimento de qualidade pelos serviços prestados e ficamos satisfeitos em atender, a partir de agora, a demanda por exames dos segurados do Iapep”, destaca.
Por funcionar dentro do Ceir, o Centro de Diagnóstico facilita o acesso aos pacientes em tratamento de reabilitação que precisam de exames médicos, sejam eles laboratoriais, de imagem ou alta complexidade. O serviço, entretanto, também é ofertado ao público externo em geral, com qualidade e rapidez, por meio de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS).
O Centro de Diagnóstico do Ceir foi inaugurado em outubro de 2011. A construção e a compra dos aparelhos do Centro contou com recursos do Governo Federal, do Governo do Estado, de emendas parlamentares e da Associação Reabilitar, entidade sem fins lucrativos que administra o Ceir.
Fonte: O Dia