A cinco rodadas do fim, o Campeonato Brasileiro passa a tomar formas quase definitivas. Os resultados da 33ª rodada foram ótimos para o Corinthians, que voltou a abrir oito pontos de vantagem para o segundo colocado. De acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, a chance de título da equipe pulou de 85%, na última rodada, para 95%.
O analista destaca que a vitória do Corinthians fora de casa sobre o Atlético-PR e as derrotas do Palmeiras para o Vitória e do Santos para o Vasco, na Vila Belmiro, foram cruciais para garantir uma tranquilidade ainda maior ao líder do campeonato.
– Aconteceram duas coisas: Corinthians ganhou fora, o que é sempre significativo. O Santos e o Palmeiras perderam. A melhor coisa que o líder pode querer é que quem o segue de perto perca. Aquela gordura que ficou armazenada com os 47 pontos do turno foi muito importante, porque o Corinthians fez um segundo ruim, mas o primeiro turno foi tão excepcional que conseguiu dois resultados em sequência e já voltou à tranquilidade. Está muito perto do título – disse Tristão.
Na disputa pela Libertadores, a briga maior se dá entre Botafogo, Flamengo e Vasco. A situação, porém, pode ficar mais tranquila para as equipes cariocas, já que o Grêmio tem chance de conquistar o título na Libertadores, o que abriria mais uma vaga para a competição continental do ano que vem através do Brasileirão. Outra possibilidade é se o Rubro-Negro for o campeão da Copa Sul-Americana.
– Fica um pouco difícil para Botafogo, Flamengo e Vasco chegarem na vaga direta. Mas ainda há uma possibilidade grande do Grêmio ser campeão da Libertadores, então seria mais uma vaga na disputa, e um dos cariocas chegaria na Libertadores de maneira direta. Se Grêmio e Flamengo ganharem (as competições internacionais), serão nove brasileiros na Libertadores. Bahia todo mundo achava que ficaria lá na parte de baixo, mas está bem e ainda tem mais três jogos em casa. Mas a briga dos cariocas está animada.
No Z-4, alguns times se complicaram e ampliaram as chances de queda. As derrotas de Avaí, Ponte Preta e Sport, todas em casa, trouxeram uma situação de muito perigo às equipes. Vitória e Coritiba, por outro lado, se afastaram da situação de perigo, mas ainda não estão livres da degola.
– Avaí começou a perder o fôlego. O Vitória voltou a vencer em casa no momento que precisava. A Ponte perdeu em casa. Acho que caiu. Tudo depende dos resultados do Coritiba. Ponte e Sport têm três jogos fora. Coritiba tem três em casa, a tabela favorece a fugir. O Atlético-PR está mal nesse momento, mas já está afastado, então conta com isso também. Mas Vitória tem três fora. Não está fechado, mas… Atlético-GO já foi, Avaí está tendendo, Ponte está em uma situação ruim, Sport ainda tem chaces, mas está difícil, nos últimos seis jogos, não venceu nenhum.
Fonte: Globo Esporte