Foi lançado nessa quarta-feira (05), edital para concurso público do Corpo de Bombeiros do Piauí. Ao todo, serão ofertadas 400 vagas, sendo 200 vagas para nomeação imediata e 200 destinadas para cadastro reserva.
Atualmente, o Corpo de Bombeiros conta com 340 profissionais ativos. Com este concurso, o órgão passará para 740 bombeiros atuando pela segurança do estado. O certame será organizado pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), e as inscrições já iniciam no próximo dia 14 de abril.
Segundo o Secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, esse é a maior seleção e o maior concurso da história já realizado no do Corpo de Bombeiros. “Vamos dobrar o número do contingente da corporação e esperamos que no dia 19 de outubro, Dia do Piauí, nós já estejamos convocando os aprovados para o curso de formação”, disse.
Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, José Arimateia, este é um marco na instituição. “Teremos o fomento de mais profissionais. Isso fortalece as ações da corporação tanto na capital como também no interior do Estado. Além do concurso, também recebemos equipamentos prontos para atender a população”, conta.
A medida faz parte de um pacote de ações na segurança pública do estado, lançado no início dessa semana pelo governador Rafael Fonteles. Além do concurso, outros investimentos estão sendo feitos no Corpo de Bombeiros do Piauí como a aquisição de desencarceradores, máscaras respiradoras, motos aquáticas e autorização para contratação dos seis viaturas utilizadas para o combate a incêndio e salvamento de diversos tipos.
Confira o edital aqui!