Na manhã da próxima segunda-feira (22), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí e o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, realizarão a solenidade da aula inaugural do Curso de Formação para Soldados Bombeiros Militares. O curso é destinado aos alunos aprovados em concurso público, realizado no dia 4 de junho de 2023 e que já estejam devidamente matriculados.

O evento, que começará às 8h30, será realizado no auditório da antiga sede do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, localizado na Rua Josefa Lopes de Araújo, Centro Cívico, Praça Edgar Nogueira, bairro Cabral.

A solenidade contará com a presença do Coronel RR Francisco Barbosa da Mota, ex-Comandante-Geral do CBMEPI e primeiro Comandante-Geral, após a desvinculação da Instituição com a Polícia Militar do Estado. O Coronel Francisco Barbosa ministrará uma palestra com o tema “Corpo Humano e Experiência”, onde compartilhará suas experiências como bombeiro militar para os novos alunos, além de apresentar instruções técnicas essenciais das funções militares, de combate e salvamento.

Após enfrentarem a “Semana Zero”, uma atividade de seis dias, onde os futuros soldados passam por circuitos de exercícios intensos e recebem importantes instruções militares sobre postura, formação da tropa, hierarquia e disciplina, é o momento de fazerem parte do curso onde participarão de aulas que irão compor suas formações oficiais. Algumas disciplinas como noções de defesa civil, ética e cidadania, fundamentos de direito militar, salvamento, combate e proteção contra incêndios farão parte do curso, que possui 900 horas aulas.

De acordo com o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, Coronel José Rêgo, o início do curso evidencia um importante momento de preparação para os novos soldados. “É um momento histórico para o estado do Piauí a aquisição desses novos homens e mulheres que farão parte da corporação. É crucial que se dediquem durante as aulas, apresentem bom rendimento durante o curso e mostrem que estão prontos para serem os profissionais dedicados que o Corpo de Bombeiros Militar precisa para continuar atendendo com excelência a população piauiense”, frisou o Coronel José Rêgo.

Fonte: PC-PI