Procissão de Corpus Christi em Parnaíba (Foto: ProParnaíba)

Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu corpo e sangue.

Em Parnaíba, a celebração teve início por volta das 16h30min, onde fieis concentraram-se em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Divina Graça, na Praça da Graça, no centro da cidade.

A população percorreu as ruas Oscar Clarck, Prof. Amstein, Padre Castelo Branco chegando até à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde teve início uma grande celebração eucarística, porém o tempo chuvoso não permitiu o término da festa católica, por conta da chuva.

Origem da Celebração.

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

No Brasil

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

ProParnaíba