O número de acidentes com motos cresce a cada dia no Piauí, as estatísticas mostram que os índices no estado estão acima da média nacional. No Hospital de Urgência de Teresina (HUT), em cada 10 vítimas de acidentes que dão entrada no hospital, nove estavam em motocicletas, e 80% desses pacientes estavam embriagados e sem o capacete.

​Enquanto no Brasil a medida de traumatismo craniano em vítimas de acidentes e de 18%, no Piauí o índice chega aos 60%. “Os médicos do HUT até conseguem salvar uma vítima de traumatismo, mas dificilmente esta pessoa volta a ser o que era antes, na maioria dos casos fica com sequelas”, revela o neurocirurgião Daniel França.

Foi o que aconteceu com o estudante Marcílio Barros, vítima de acidente de motocicleta e que não usava capacete. “Ele passou 28 dias na UTI, passou por várias cirurgias e chegou a perder os movimentos do lado direito do corpo. Hoje faz fisioterapia para tentar voltar a andar e recuperar os movimentos”, revela a mãe de Marcílio, Rosimeire Barros

Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no Piauí, só existem 230 mil pessoas habilitadas para o uso da motocicleta e cerca de 150 mil, pilotam ilegalmente o veículo.

“Aqui nós recebemos três, quatro e até cinco passageiros vítimas de acidentes que estavam em uma única moto. Também já tivemos casos, onde uma criança de nove anos pilotava uma moto, além de casos que aposentados de 89 anos, também conduzia motocicletas” revela o diretor do HUT, Gilberto Albuquerque.

Fonte: G1