Segundo o censo o número de brasileiros com diploma universitário cresceu (Foto: Divulgação)

O número de brasileiros com diploma universitário deu um salto em uma década, segundo dados do IBGE. Em 2000, 4,4% da população havia concluído o ensino superior; em 2010, o índice subiu para 7,9%.

De 2001 para 2010, o número de matrículas no ensino superior dobrou segundo o Ministério da Educação que atribui o crescimento à criação de bolsas e programas de financiamento.

Com boas notas no Enem, Alexsandra Moreira conseguiu bolsa no Prouni e é a primeira entre seis irmãos a cursar uma universidade. “Minha família inteira está feliz com isso”, afirma Alexsandra. Assim como ela, 74% dos estudantes estão em instituições particulares.

Na última década, o percentual de adolescentes de 15 a 17 anos na escola aumentou para 77,4% (em 2000) para 83,3% (em 2010). O Sudeste tem o maior número, os menores índices estão no Norte e no Sul. 

Apesar do crescimento, a qualidade ainda é um problema que precisa ser superado. Segundo o Movimento Todos pela Educação, só 11% dos estudantes que concluem o ensino médio aprendem o que deveriam em matemática, déficit que esbarra no ensino superior. “Esses alunos que entram no ensino superior apresentam defasagem muito grande de aprendizagem que vem da educação básica. O ensino médio praticamente não melhorou sua qualidade nos últimos dez anos e o reflexo disso no ensino superior é muito grande”, diz Priscila Cruz, do Todos pela Educação.

Com informações do G1