O assustador aumento no número de homicídios no Piauí, em especial na capital Teresina, tem preocupado a população e autoridades policiais. Segundo os dados do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (SINPOLPI), de janeiro a julho ocorreram 347 homicídios no Piauí, uma média de 45 casos mensais.
Agosto foi o mês mais violento, apenas em Teresina ocorreram 73 homicídios, a maioria com armas de fogo e em decorrência do tráfico de drogas e brigas entre gangues. As vítimas são, em geral, menores de 21 anos.
Segundo Cristiano Ribeiro, do SINPOLPI, a situação do Piauí é preocupante. “Em agosto cresceu mais de 50% o número de homicídios em relação aos demais meses. Esse é o cenário de uma verdadeira guerra civil. O poder público tem que se fazer mais presente para que esses números não venham a crescer”, disse.
Para o Coronel Alberto Meneses, comandante do policiamento da capital, a ação da polícia irá diminuir esse índice alarmante.
“Apenas hoje já foram apreendidos três menores. Estamos intensificando o nosso trabalho em Teresina. Precisamos também que a legislação seja alterada para poder efetivar o trabalho contra o crime por completo”, disse Coronel Alberto Meneses.
Fonte: Meio Norte
Edição: Portal Costa Norte