No município serão 500 famílias contempladas com acesso à internet, ligações e conteúdos educativos.

 

Democratização da internet, inclusão digital, conectividade e retomada econômica nas favelas e periferias. São os propósitos do projeto “Mães da Favela On”, que nasceu da Central Única das Favelas (Cufa) e beneficiará 500 famílias das comunidades Rurais e Urbanas de Parnaíba, Litoral do Piauí. O lançamento oficial acontece nesse sábado, dia 31.

 

Na cidade, a coordenação da CUFA fez uma parceria com professoras e professores da rede pública estadual e municipal, que colaboraram na indicação de estudantes que necessitam dessa conectividade para aulas e estudos de assuntos educacionais.

 

A iniciativa tem como parceira a TIM Brasil, que disponibilizará às contempladas chips com acesso 24h por dia de WhatsApp gratuito, ligações para todo o Brasil e para qualquer operadora, além de 1 GB de internet livre e 24h de internet controlada (com acesso a conteúdos de educação, negócios e cultura). O período de utilização é de seis meses.

 

Robson Rodrigues de Almeida, coordenador da CUFA em Parnaíba, informa que nessa primeira etapa a entidade buscou os profissionais de educação para auxiliarem nos cadastros, por entender que com a pandemia muitos estudantes passaram a ter aulas remotas e alguns não conseguem acompanhar os conteúdos por falta de internet em casa ou condições de ter sempre créditos no celular para esse fim.

 

Robson ainda destaca que uma plataforma com conteúdos educativos e de empreendedorismo (de conexão ilimitada) foi criada especialmente para o projeto. Desenvolvida sob a supervisão da Unesco, sua curadoria fica a cargo do Centro de Inovação pela Educação Brasileira, a partir de colaboradores do Instituto Península, Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, Portal Educa e SOS Educação. “Há conteúdos educacionais para crianças desde a primeira infância até o ensino fundamental 2. Também, com foco nas mães, estratégias para complementar o processo educativo dos filhos até como fazer bolos e salgadinhos para venda, com cálculo de custos e margem de lucro”, explica.

 

O Lançamento do Projeto acontecerá nesse sábado, 31, as 09h da manhã no Colégio Liceu parnaibano, Avenida São Sebastião, com a presença da coordenação estadual da CUFA e representantes das beneficiadas.

 

Para evitar aglomeração, atendendo as recomendações dos órgãos de saúde, apenas um grupo de cinco mães de estudantes estão sendo convidadas, na próxima semana a coordenação local fará a entrega aos demais beneficiados do programa.