As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 8 de março, das 8h às 12h, na Escola Penitenciária.
A Secretaria de Justiça do Estado (Sejus), por meio da Escola Penitenciária, lançou edital abrindo inscrições do 1º Curso de Aperfeiçoamento em Serviços Penais do Piauí. Ao todo, 80 vagas estão sendo oferecidas, com início das aulas previsto para o dia 14 de março.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 8 de março, das 8h às 12h, na Escola Penitenciária – localizada na rua Barroso, n° 732, Centro/Norte de Teresina, ao lado do Colégio Liceu Piauiense. O curso é voltado aos agentes penitenciários.
O diretor da Escola Penitenciária, Jacinto Teles, ressalta que a capacitação permite compatibilizar a atividade intelectual e física dos profissionais e, desse modo, favorece o trabalho de ressocialização e humanização nas unidades prisionais.
“A partir do momento em que os agentes penitenciários são capacitados, dentro do ponto de vista intelectual, com disciplinas na área de direitos humanos e de psicologia no serviço penitenciário, favorece para termos um sistema prisional cada vez mais humanizado”, afirma.
A matriz curricular do curso contempla o treinamento, humanização e aperfeiçoamento dos agentes penitenciários, com técnicas específicas em cada área das disciplinas abordadas.
Entre as disciplinas estão Inteligência Penitenciária, Direitos Humanos, Teoria e Prática de Tiro Defensivo, Rastreamento de Fugitivos em Zona de Mata, Defesa Pessoal no Sistema Prisional, entre outras. A duração total do curso será de 240 horas/aula.
As aulas teóricas serão ministradas na própria Escola Penitenciária. Já as aulas práticas, a exemplo da Teoria e Prática de Tiro Defensivo, serão ministradas na Academia de Polícia Civil do Estado do Piauí (Acadepol) e na Colônia Agrícola Major César Oliveira.
O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira Valente, destaca que a Sejus tem promovido diversos cursos de capacitação dos servidores, como forma de melhorar o desempenho das atividades realizadas pelo órgão. Para o gestor, o Curso de Aperfeiçoamento em Serviços Penais do Piauí amplia as medidas que já vêm sendo adotadas nas unidades prisionais.
“É importante essa interlocução sobre segurança penitenciária com as instituições de segurança pública e prisional para o aperfeiçoamento do trabalho que já vem sendo desenvolvido. Estamos firmando outras parcerias para realizarmos mais cursos e formarmos profissionais cada vez mais preparados”, pontua Daniel Oliveira.
Concurso para agentes penitenciários
O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do piauí (Nucepe) foi a instituição escolhida para aplicar as provas do concurso público para preencher vagas de agentes penitenciários no Piauí.
O Nucepe também está responsável pela elaboração do edital do certame, que vai ofertar 75 vagas para cargos imediatos de agente penitenciários mais 75 para formação de cadastro de reserva.
Fonte: Ccom