Uma videoconferência em 20 cidades do Brasil marcou a abertura nacional dos cursos

A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio Libanês lançaram, nesta quarta-feira (28), três cursos de especialização para servidores efetivos da área de saúde, em Regulação em Saúde no SUS, Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde e em Educação na Saúde para Preceptores do SUS. A cerimônia de abertura aconteceu no auditório do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e contou com a presença do secretário de saúde do estado, Ernani Maia, representantes do Hospital Sírio Libanês, além de gestores da Sesapi, Secretaria de Saúde de Teresina, o reitor da Universidade Federal do Piauí, José Arimatea e alunos.

Na solenidade, uma videoconferência em 20 cidades do Brasil marcou a abertura nacional dos cursos, que fazem parte do projeto Gestão da Clínica no SUS, aprovado para o triênio de 2012-2014, construído junto ao Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretário de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Em todo o país, 2.880 profissionais de saúde serão beneficiados.

Ao todo, no Piauí, 144 profissionais da área de saúde vão participar dos cursos. Na primeira fase, as aulas começam já hoje a tarde no HGV e vão até amanhã. A partir de setembro, as turmas assistirão aula na Diretoria de Vigilância em Saúde (Duvas) e no Hemopi.

Para a gestora de aprendizagem do instituto Sírio Libanês, Adriana Barbieri, ao final do curso, os participantes levarão uma melhor qualidade no atendimento pelo SUS. “Acreditamos nesse sonho de avançar na construção do SUS. Juntos poderemos construir boas práticas. Além do beneficio profissional que o profissional vai ter, a nossa grande expectativa é que os cursos ajudem a produzir processos transformadores, boas práticas em saúde, qualidade no atendimento para o usuário. Queremos bons frutos para a saúde do Piauí como um todo”, afirmou.

De acordo com o secretário de saúde, Ernani Maia, a Sesapi em parceria com várias entidades estará formando, até o final de todos os cursos, 180 servidores. “Saúde se faz com recursos humanos, claro que infraestrutura também é importante. Quando se vai para o item qualificação, o avanço é ainda maior. Já existe em andamento um curso com 30 profissionais sendo qualificados pela FGV, com aulas presenciais aqui em Teresina. Estamos formando aproximadamente, ao final de todos os cursos, 180 servidores para melhorar e qualificar a assistência do Sistema Único de Saúde”, disse o secretário.

Para a superintendente de atenção à saúde, Cristiane Moura Fé, aluno do curso, a oportunidade de participar de um curso promovido pelo Instituto Sírio Libanês é impar. “Vai completar o conhecimento dos servidores, repercutindo em suas áreas de atuação. Todos os cursos terão uma aplicabilidade prática”, disse a gestora.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sesapi