De forma gradativa e com medidas de prevenção, comércio volta a funcionar em Parnaíba
O comércio de Parnaíba, litoral do Piauí, está começando a funcionar gradualmente por conta da vigência da suspensão da juíza Anna Victoria Cavalcanti, da 4ª Vara Cível, ter encerrado na segunda-feira (13/04) e que vedava o Decreto da Prefeitura de Parnaíba da retomada da atividade comercial por quinze dias. Como não houve prorrogação da decisão judicial, a Prefeitura de Parnaíba informou ontem (14/04) a liberação do funcionamento do comércio.
Logo todos os proprietários de estabelecimentos, que se sentirem a vontade de retomar o funcionamento de seus empreendimentos, podem fazê-lo; mas atentando aos cuidados necessários de prevenção quanto à disseminação do novo coronavírus. Foi informado ainda que as orientações de prevenção e cuidados são de responsabilidade da Vigilância Sanitária, que estará mais próxima das empresas.
Na manhã desta quarta-feira (15/04), a maior parte dos estabelecimentos comerciais foi reaberta e ainda havia pouca movimentação de clientes, a não ser nas agências bancárias e seus correspondentes. Muitas lojas só abriram depois das 09h. Os locais de maior concentração de estabelecimentos são o centro da cidade, a região em torno da Feira da Caramuru, além da Rua Caramuru e as Avenidas Pinheiro Machado e João Silva Filho. Quanto ao Decreto do Governo do Estado segue até o final do mês de abril.
Quanto à postura dos cidadãos residentes em Parnaíba, muitos estão ignorando as normas básicas de proteção como uso de máscaras caseiras ao circular nas ruas, disposição de álcool em gel e principalmente o distanciamento recomendado. Alguns supermercados e farmácias estão se esforçando para evitar aglomerações e estão coordenando a entrada e saída de clientes.