O Tribunal Superior do Trabalho (TST) julgará, hoje (08), o dissídio coletivo entre a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect). Dependendo da decisão da Justiça, a greve dos trabalhadores dos Correios poderá ser encerrada hoje.

A greve, iniciada no dia 17 de setembro deste ano, tem como proposta 20% de aumento real, 7,13% de aumento em cima da inflação, aumento linear de R$ 200 e mais 20% por perdas (dezembro de 2013). No entanto, a contraproposta da ECT, rejeitada pela Fentect, foi de 8% de aumento salarial (correspondendo ao aumento de 1,3% de ganho real) mais o reajuste de 6,27% no Ticket Alimentação, que tem o valor atual de R$ 26 por dia. As outras pautas não foram aprovadas pela ECT.

“A contraproposta não atende a categoria”, afirma o diretor administrativo do Sindicato dos Trabalhadores do Correios do Piauí, Evandro Pinheiro, afirmando que os sindicalistas irão esperar o posicionamento do TST. Dessa forma, enquanto não houver o parece judicial, o Piauí permanece em greve. A paralisação já foi encerrada nos estados do Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Norte, Amapá, Tocantins, na Região Metropolitana de São Paulo.

Fonte: O Dia