A Defesa Civil do Estado, o Corpo de Bombeiros e as secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Segurança Pública, estão adotando ações conjuntas para prevenir queimadas e orientar a população para os riscos de incêndios diante do aumento da temperatura e a queda da umidade do ar. Pra tanto, estão articuladas campanhas de sensibilização e conscientização nas ruas e praças em Teresina e cidades como Parnaíba, Piripiri, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Esperantina e Pedro II, e serão estendidas a outras cidades.

O Corpo de Bombeiros Militar também alerta para cuidados simples e que fazem diferença como não queimar lixo doméstico ou entulhos; não jogar pontas de cigarro, latinhas ou garrafas em vias públicas; evitar queimadas para renovar pasto ou plantação.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH) disponibilizou o WhatsApp (86) 9 9421-6693 para recebimento de mensagens como para prestação de socorro em caso de fogo descontrolado e denúncia de queimadas ilegais praticadas no Piauí. O canal é da Coordenação de Incêndios Florestais para agilizar o monitoramento das queimadas ilegais, prevenir e combater as ocorrências de incêndios florestais.