A dengue é uma doença infecciosa causada pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. Nos últimos anos, os números de cidadãos acometidos por esse problema no Piauí tiveram um aumento de 300%. Em 2020, com a pandemia de covid-19, muita gente passou a deixar de lado as medidas de contenção para evitar a proliferação do mosquito, e esse relaxamento teve um reflexo. De acordo com dados de um levantamento realizado no estado, 170 municípios registraram casos de dengue. Parnaíba é uma dessas cidades. 

 

Aedes aegypti – Wikipédia, a enciclopédia livre
Mosquito causador da dengue – imagem meramente ilustrativa (FOTO: REPRODUÇÃO)

Nossa equipe acompanhou o trabalho de Silvana Lira, Presidente da Associação de Agentes Comunitários de Saúde, em uma residência na área pela qual ela é responsável. Ela deu dicas sobre como se prevenir e evitar que sua casa se torne o ambiente propício para o surgimento de ovos do mosquito. “Quando  nós adentramos em uma casa, a gente verifica o quintal. Só que hoje nós temos um problema, nós estamos em pandemia, então o Ministério da Saúde, ele orienta que os agentes comunitários de saúde não podem adentrar as residências das famílias, nós temos que manter um distanciamento. Então por isso que nós estamos pedindo que cada família de Parnaíba observe o seu quintal, observe se não tem uma latinha, se não tem uma garrafa, se ela não tem um vasilhame com água e tem lá o mosquito da dengue, se ele não pôs lá os seus ovinhos, tem que observar. Também a questão do lixo, manter a limpeza do quintal”, Explicou.

 

 

Terrenos onde há uma alta concentração de lixo são o ambiente ideal para que o mosquito deposite seus ovos, principalmente no período de chuva. Silvana faz um alerta para que a população não jogue lixo em locais assim. “A gente pede pra população de Parnaíba, que esse lixo aqui que a gente tá olhando é um lixo caseiro. Esse lixo caseiro, ele pode ser colocado na porta da sua casa para que o carro do lixo leve. Aqui no nosso bairro, no Betânia, no Bairro Piauí, o carro passa três vezes por semana, então é inadmissível a gente ver um lixo em plena via pública. A gente até pede isso, porque estamos em um período de chuva, estamos em pandemia, tem a dengue nós é que temos que cuidar da nossa saúde.”, Alertou.