Considerado o maior rali de regularidade das Américas, o Rally Piocerá 2013 tem criado todo um clima de expectativa, movimentação e integração com os praticantes do off-road brasileiro nos meses que antecedem o evento. Assim, são programadas uma série de lançamentos e sorteios de inscrições para o rali, que costuma atrair a participação de mais de 400 competidores de pelo menos 22 estados brasileiros. A 26ª edição do Piocerá – Cerapió acontecerá nos dias 20 a 25 de janeiro, largando do Piauí e finalizando no Ceará, passando por dezenas de municípios do sertão nordestino.
Este ano, o lançamento da prova foi realizado em São Paulo, também será representado em Minas Gerais, ainda este mês, e no próximo dia 14 de agosto será lançado em Macapá, Amapá. Os próximos lançamentos estão programados para Teresina, no Piauí, e para Fortaleza, no Ceará.
Com o apoio do SEBRAE-AP e do jeep clube amapaense Sou Jipeiro, o lançamento do Rally Piocerá acontecerá no SEBRAE, situado na Av. Ernestino Borges, 740, às 19 horas. O diretor geral do evento Ehrlich Cordão irá apresentar vídeos sobre os 25 anos do rali, completados este ano, e o roteiro de 2013; em seguida haverá um momento de confraternização com dirigentes, imprensa e competidores.
O título de maior enduro e rali de regularidade das Américas não é à toa. A representatividade na competição tem se mantido forte desde os últimos 15 anos, com a presença de brasileiros e estrangeiros, como italianos, suíços, ingleses, portugueses. A dupla campeã graduado de carro 4×4 de regularidade do Rally Cerapió deste ano, Manoel Gomes, o Mandi, de Macapá, e seu navegador, o mineiro Weidner Moreira, são os campeões brasileiros de rali de regularidade da temporada, título confirmado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Mandi e Moreira conquistaram o título brasileiro após levarem o segundo lugar geral no Rally Transbahia, em julho, prova que valeu por seis etapas do campeonato nacional de rally da CBA. Como a dupla venceu o Cerapió 2012 – que deu o pontapé ao Brasileiro com oito etapas -, o título veio apenas consagrar a dupla como a melhor do país na categoria graduado. Empolgado com o excelente desempenho, o piloto do Amapá quer agora estimular os amigos competidores de rally do seu estado para disputarem novamente o maior rali de regularidade das Américas, que dessa vez será Piocerá, nome da prova em anos ímpares.
As inscrições estão abertas para carros 4×4, quadriciclos, veículos UTV, motos e bicicletas (MTB), pelo site (www.cerapio.com.br/piocera2013). A competição terá quase mil quilômetros de percurso.
Fonte: Ascom